Bilhar

Regulamento prévio

1) Cada instituição poderá inscrever até 8 (oito) jogadores, através de relação nominal assinada.

 

2) O jogo será realizado em melhor de três partidas, saindo vencedor o jogador que ganhar duas partidas.

 

3) O jogo será realizado  no sistema de Mata–mata com cinco bolas da mesma cor, em cada lado da mesa, posicionadas em local previamente marcado na mesa pelo organizador do campeonato.

 

4) No início das partidas o responsável pelas equipes deverá apresentar a mesa coordenadora os nomes dos jogadores da equipe para preenchimento das sumulas, após o início não serão permitidas substituições.

 

5) Toda partida será assistida por um Juiz, que será apontado pela organização.

 

6) Caberá ao Juiz, posicionar as bolas para o início do jogo, bem como proceder ao sorteio no  “Cara ou Coroa” ou “Par ou Ímpar” para qual jogador que dará início ao jogo escolhendo assim o campo e bola que irá jogar, em caso de empate em um a um nas partidas a 3ª partida será sorteado o iniciante da partida; e aplicar os devidos castigos.

 

7) Ao iniciar a partida o jogador, se matar a sua própria bola ou não acertar a bola do adversário dar-se-á novamente o início da partida, sendo o adversário o iniciante da mesma.

 

8) Arremessar para fora da mesa a sua própria bola, ela será descartada e o jogador perde a vez, se arremessar a bola do adversário, a mesma será recolocada no jogo encostada à tabela por onde saiu.

 

9) Será retirada a bola do adversário quando:

      A- Dar dois toques ou carregar a bola com a ponta do taco (carretão);

      B- Tocar diretamente a bola do adversário;

      C- Se na tacada não atingir nenhuma bola, ou atingir a sua própria bola, com ou sem o uso da tabela da mesa.

 

10) Se na tacada, matar a sua própria bola, perderá a vez na partida.

 

11) Se tocar qualquer bola da mesa com qualquer parte do corpo ou do taco, terá a primeira advertência, perde a partida na 2ª advertência na mesma partida.

 

12) Quando o adversário for jogar o outro jogador deverá se afastar da mesa a uma distância que não prejudique a tacada do adversário, salvo as dimensões do espaço do jogo de no mínimo 1,5 m. de distância.

 

13) No final da partida após encaçapar a última bola, deve aguardar que a sua bola fique imóvel, não podendo tocá-la com o taco ou qualquer parte do corpo ou que a mesma não caia na caçapa, até que o Juiz anuncie o vencedor da partida ou do jogo.

 

Obs.: Serão premiados com medalhas os 1º, 2º, 3º colocados individuais no termino da competição.